top of page

Caótica e saudosa Hanoi

À chegada a Hanoi já tínhamos o guia e o transporte à nossa espera, para nos levar ao Romance Hotel.



O Vietname é de facto um país fascinante, desde o delicioso caos de Hanoi, a sua capital, à ruralidade de Ninh Binh e o romantismo que desliza no lago de Tam Coc, até à mística Baia de Halong.

A velha capital Hue repleta de história, a doce e pitoresca Hoi An.

As pessoas, as diferentes minorias étnicas nas montanhas de Sapa, os arrozais que desenham numa forma de arte única as encostas.

Os mercados flutuantes no Delta do Mekong, as casas sobre as estacas nas margens do rio, e a enorme e agitada Saigão.


A nossa chegada tardia a Hanoi, a enorme viagem até cá chegar e o jet lag justificava qualquer cama e o descanso foi merecido.



O Romance Hotel é bastante simples mas tudo estava limpinho, a localização era óptima, mesmo no centro do Old Quarter e a simpatia do staff justificou a nossa estada.


O nosso primeiro dia foi reservado à visita desta cidade.



Capital deste país por quase mil anos, é considerada um dos centros culturais do Vietname, onde a maioria das dinastias deixou a sua marca.

Algumas relíquias não resistiram às guerras e ao tempo, mas na cidade encontramos muitos monumentos históricos e culturais.



Mesmo quando a capital do país se mudou para Hue, sob a dinastia de Nguyen em 1802, a cidade de Hanoi continuou a florescer, especialmente depois de 1888 quando o império francês assumiu o controlo e modelou a arquitetura da cidade a seu gosto, proporcionando-lhe uma importante estética para a rica herança estilística.

Uma cidade com mais de mil anos de história. Mais de 600 pagodes e templos.

A parte antiga da cidade, perto do Lago Hoan Kiem, tem o layout original das ruas e arquitetura da antiga Hanoi.


No inicio do séc. XX a cidade era composta por 36 ruas, cada rua possuía comerciantes e famílias especializadas num determinado comércio, sedas, joias...


Ainda hoje os nomes das ruas refletem estas especializações, esta área é famosa pelos pequenos artesãos e comerciantes.


A cidade dos cafés (um dos mais famosos cafés do mundo). Aconselho vivamente a experimentarem o Egg Coffee que é uma espécie de gemada com café, uma coisa escandalosamente saborosa!


Uma cidade entre rios, tem muitos belos lagos e por vezes é chamada a “cidade dos lagos”, os mais famosos são o Lago Hoan Kiem, Lago Oeste (Ho Tay), Lago Halais (Ho Thien Quang) e Lago Bay Mau.


O Lago Oeste é um lugar popular para passear, existem muitos templos na área.

Possui pequenos barcos de aluguer e um restaurante flutuante.


Hoan Kiem - é um belo lago localizado no meio do núcleo urbano de Hanói, no centro da cidade, com uma ponte de madeira em vermelho, um pagode e histórias interessantes sobre uma tartaruga que habita o Lago (a famosa tartaruga do Lago de Hanói).



Mausoléu de Ho Chi Minh - o túmulo e a múmia do falecido líder vietnamita Ho Chi Minh. Dentro do complexo, temos amplos jardins, o Palácio presidencial e a casa onde o líder viveu os seus últimos anos.



Pagode de um Pilar – pequeno e interessante pagode em forma de lótus



Templo da Literatura - um refúgio de paz e história no meio do bulício da grande Hanói. Templo em honra de Confúcio, foi a primeira Universidade do Vietname.

Encontrámos aqui muitos estudantes festejando finais de curso, foi especial para nós dada a razão que nos levou nesta viagem ser justamente festejar 25 anos de curso da Faculdade.



Citadela - uma grande bandeira do Vietname numa torre saudamos a antiga cidadela, como a cidade proibida de Pequim.


Catedral - conhecida como a Pequena Catedral de Notre Dame.


Bairro Antigo – centro de compras, bancas de rua, mercados.




Tran Quoc Pagode - belo pagode localizado entre os dois lagos da cidade, oferece uma vista fantástica de Hanoi. É um pouco longe do centro, 10 minutos de carro.


Museu de Guerra - história da Guerra do Vietname.


Mercado Dong Xuan - o maior mercado coberto da cidade.


Ainda fizemos uma rápida visita a uma Snake Farm, onde são criadas cobras para venda para os melhores restaurantes e famosas pelo seu sabor e forma como devem ser cozinhadas devido ao seu veneno.



A Yang (amiga vietnamita que me ajudou a concretizar esta viagem) veio ter connosco e fomos beber uma cerveja e brindar à vietnamita, foi fantástico e serviu de mote para todos os nossos brindes de todos os dias que passámos no Vietname: JÔ!!!!

A Yang trabalha numa agência de viagens e podem contacta-la através do email se quiserem ajuda sales.yinyangtravel@gmail.com


Quer-me parecer que de cada vez que este grupo se reunir iremos brindar à Vietnamita!


À noite fomos ao Teatro de Marionetas de água - arte antiga, que representa o dia tradicional do Vietname. Teatro Than Long.


Confesso que ficou bastante aquém das minhas expectativas, o que mais gostei foi de ouvir a música.


O melhor mesmo é a fantástica sopa Pho que aquece o estômago sem o pesar. Com um delicioso toque de picante... já tenho sauddades!


E o descanso urge porque amanhã já vamos até Ninh Binh....






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page