top of page

As águas de Niagara

O barulho do bater forte das águas não disfarça a ansiedade que tinha de cá voltar.

Era miúda quando aqui estive e lembro-me de sentir a mão apertada do meu pai segurando a minha mão como quem me segredava: “não penses que te vou largar, não vás tu escorregar por aí”.

Mesmo assim sentia os salpicos de água fresca no rosto e o estrondo no bater do meu coração e esvoaçava por entre as gaivotas no meu imaginário.


É impossível resistir a esta força, a neblina mágica que se desenha no horizonte multiplica-se infinitamente nos meus sonhos e pensamentos... quero banhar-me em todas as quedas de água do mundo!


As Cataratas do Niagara fazem fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, onde se situam os Grandes Lagos.


O nome Niagara tem origem na palavra índia Onguiaahara, que significa “grande trovão de águas”. Há também quem diga que este nome significa “lugar do anjo” ou “gargalo de garrafa”.



Este lugar foi descoberto pelos europeus em 1678, quando aqui chegou o padre Louis Hennepin, que fazia parte de uma das explorações que se aventuravam pelo novo continente.


Interessante que o rio que fornece a água a estas cataratas é um dos mais pequenos do mundo.


A maior de todas as quedas de água é a Horse Falls, com 792 metros de largura.


A Rainbow Bridge separa as fronteiras, o lado americano do lado canadiano.


As Cataratas atraem milhões de pessoas e têm servido de cenário a diversos romances e filmes. Mais de 12 milhões de pessoas por ano visitam as Cataratas.


Apesar de termos ido no Outono gostaria de voltar para ver as Cataratas no Inverno pois esta área fica totalmente gelada o que deve ser extraordinário de observar.


Os Grandes Lagos resultam do não escoamento para o Atlântico do mar glacial formado pelas águas que surgiram do degelo da Era Glacial.


Uma elevação do terreno, separava o Lago Ontário, situado mais abaixo dos outros lagos e devido à pressão, um curso de água ligou o Lago Eire ao Lago Ontário.


Com o passar dos anos, o volume de água foi aumentando e escavando as terras ricas em ardósias e calcário, formando as Cataratas.



Imagine-se a loucura: Despejam 2.832 metros cúbicos de água por segundo entre Abril e Novembro, e 1416 nos restantes meses do ano.


Para desfrutar das Cataratas é aconselhável ficar pelo menos uma noite e há muita escolha de alojamento bem próximo.


Os turistas podem chegar ao Table Rock Welcome Centre, o centro de visitantes, de carro, a pé ou usando o We Go que é um pequeno autocarro que circula pelas atrações da cidade e para o qual, muitos hotéis, oferecem o passe.


Mas é uma área muito agradável para se caminhar, sobretudo se não estiver demasiado vento e frio.


Depois não falta diversão:


O Maid of the Mist “Donzela da Nebelina” é a mais antiga atração de Niagara, é um barco que chega muito perto da queda de água principal.


O Journey Behind the Falls, também muito interessante é a possibilidade de ver as quedas de água bem perto. Existe um túnel que vai dar a uma gruta com uma espécie de varanda a meio do lençol da queda de água.


Também se pode subir a uma das torres de observação, construídas em locais estrategica-mente escolhidos, de forma a permitir uma completa visão de toda a área.


A mais famosa de todas é a Skylon Tower, com quase 300 metros de altura, elevadores panorâmicos e restaurante giratório no topo, que circula toda à volta da torre proporcionando uma vista total da cidade de Niagara. Foi inaugurada em 1965.

Também o miradouro Table Rock permite aos visitantes chegar bem perto da base das quedas de água.


Para quem não tem vertigens, pode participar num passeio tipo elevador suspenso por cabos, o Spanish Aero Car, que atravessa as quedas Whirlpool.

E os passeios de helicóptero.


A Niagara Skywheel é a roda gigante de 175 pés que oferece uma vista bem linda das cataratas. Localizada na Clifton Hill, a zona de mais animação de Niagara.


Clifton Hill é uma subida onde se cruzam ruas movimentadas, cheias de restaurantes e atrações turísticas, como museu de cera, casa fantasma, Ripley’s Museum, lojas de presentes.


Niagara possui alguns Casinos e o mais famoso é o Fallsview.


Em muitas atrações é preciso cuidado com as máquinas fotográficas para não se molharem, saímos encharcados de alguns lugares!


Experimente um Fudge, um dos doces prediletos dos canadenses, em Clifton Hill, há uma famosa chocolateria a Fudge Factory, onde é possível encontrar o fudge de diversos sabores, uma delicia.


Para comer não faltam opções: Outback, TGI Friday's, Hard Rock Cafe, Wendy's, Subway, Pizza Hut, e ainda restaurantezinhos bem rústicos e agradáveis.


Em todos os lugares por onde passares deixa a tua marca.



Inesquecível Outono!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page