Belém do Pará a porta de entrada da Amazónia
Belém tem 1,6 milhões de habitantes ficando apenas atrás de Manaus , na região, no que respeita a população.
Banhada pela Baía do Guajará , Belém foi fundada a 12 de Janeiro de 1616. O marco da sua fundação é o Forte do Presépio . A natureza apresenta-se em todo o seu esplendor!
Onde também se pode tomar um cafézinho e contemplar a paisagem.
Tudo é intenso, o cheiro a fruta que exala das mangueiras espalhadas por toda a cidade, os temperos fortes e a riquíssima culinária.
O ritmo paraense tradicional do carimbó, as lindas praias de água doce, a Baía de Guajará, a pele dourada da gentes que passam.
O Círio de Nazaré que é a maior manifestação popular religiosa do País. Os casarões centenários da época das invasões portuguesa e holandesa, e a declaração de amor a Belém feita pelo escritor Mário de Andrade.
O delicioso sorvete de cupuaçu ou a frescura do açaí.
Muitos dizem que é uma cidade feia, até confusa, porque não a saboreiam na sua plenitude, porque não se deixam deambular por ela, descobrindo os seus encantos e recantos.
Não faltam restaurantes, onde se come com glamour
Forte do Presépio
Localizado na Baía do Guajará, data de 1616.
Esta fortaleza é o marco da fundação de Belém. Atualmente abriga um museu, no pátio interno é possível ver os canhões originais do forte.
Feliz Lusitânia
O Complexo Turístico Feliz Lusitânia está localizado no centro histórico e região mais antiga de Belém, o bairro da Cidade Velha. Local turístico de fácil acesso e entrada gratuita. Fica as margens da Baia do rio Guajará.
Feliz Lusitânia foi o primeiro nome dado ao estado do Pará em homenagem à terra portuguesa, depois chamado Grão-Pará e actualmente Pará, que significa na língua indígena rio-mar.
O Forte do Presépio fica dentro do complexo Feliz Lusitânia, que abriga, ainda, o complexo de Santo Alexandre, a Catedral da Sé, a Casa das Onze Janelas, a igreja de São João e o Palácio Episcopal, onde funciona o Museu de Arte Sacra do Pará. Uma área que serve como espaço cultural e de lazer.
Belém possui inúmeras igrejas dignas de visita
Basílica de Nazaré
A linda Basílica de Nazaré é um local de visita obrigatória e a voltar em Outubro na época do Círio de Nazaré.
Foi inaugurada em 1909 e guarda a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará.
É aqui o último ponto de paragem do Círio de Nazaré, procissão que atrai milhões de pessoas.
Círio de Nazaré
Todos os anos, no segundo Domingo de Outubro, os olhos do Brasil estão voltados para Belém. A procissão do Círio de Nazaré, maior procissão religiosa católica do País. A famosa corda, onde os fieis se agarram até a exaustão.
Mercado de Ver-o-Peso
É a maior feira livre da América Latina. Com 382 anos de vida e mil e uma histórias para contar. Um dos maiores pontos turísticos da capital paraense.
Foi um posto de fiscalização e tributos: a Casa do Haver-o-Peso.
Aqui encontramos tudo e mais alguma coisa!
Desde legumes frescos, frutos, especiarias, carnes e peixes; até ao artesanato, utensílios de todas as espécies e feitios.
Na região da feira fica a Praça do Pescador, de onde avistamos a Baía do Guajará, o cais do porto e o Solar da Beira, também um prédio histórico da cidade.
Encontramos pescadores pelo animado porto e os abrutes não falham a possibilidade de petiscar à pala.
O calor e a humidade impõe uma ingestão de líquidos frequente mas cuidado...
existe sempre a solução
As cores são fantásticas das mais exóticas frutas aos mais exóticos legumes
Aos pormenores e à arte!
Parque da Residência
Aqui funcionava a casa dos governadores do Pará, no início do século XX, é atualmente uma área de lazer. Encontramos aqui um orquidário com espécies da Amazónia.
Estação das Docas
A Estação das Docas ocupa uma área de 32 mil metros quadrados e fica na beira da baía do Guajará. Encontramos aqui bares, restaurantes, teatro, lojas. O calçadão tem 500 metros de extensão é um lugar muito agradável para passear.
Teatro da Paz
O mais importante do Pará, começou a ser construído em 1868 e foi concluído em 1874. A sala de espetáculos tem capacidade para 1100 pessoas.
Mangal das Garças
O Mangal das Garças pode ser visto de mirantes que ficam em decks de madeira.
Fica nas margens do rio Guamá, encontramos aqui muitas iguanas.
Pássaros lindíssimos além de um viveiro e um borboletário.
Casa das Onze Janelas
Construída no século XVIII na altura como hospital militar, a Casa das Onze Janelas hoje abriga um museu de arte contemporânea.
Museu Gemas do Pará
Lugar encantador que nos apresenta a riqueza mineral do Pará, pedras preciosas, ouro. Diversos metais utilizados para diferentes fins, alguns muito raros.
Catedral da Sé
Começou a ser construída por volta de 1748 sendo concluída em 1782 por António Landi. O seu altar foi doado pelo papa Pio XI, possui 28 candelabros ingleses de bronze.