top of page

Parque da Kissama -Santuário do Kwanza

O Parque Nacional da Kissama ou Quiçama, ou Kiçama, ou ainda Quissama.

Abençoado pela natureza pura!

Sem urgências vamos alicerçando a nossa amizade e vivenciando momentos que ficarão para sempre nos nossos corações.


Poucos animais é verdade, ainda muito pouco povoado, mas vale a pena o verde e o seu contraste com esta terra vermelho sangue!


O Parque fica a aproximadamente 75km ao Sul de Luanda, mais precisamente do Bairro Talatona, e a entrada do Parque fica logo após a Ponte do Rio Kwanza, à esquerda de quem vai no sentido Sul. Percorre-se mais 36km de estrada de terra para chegada à Recepção, de onde os passeios partem. Convém marcar antes de ir para garantir a visita.


O nosso carro fica por ali enquanto fazemos o Safari.... mas cuidadinho não deixar janelas abertas!! Senão é o fim da macacada...

Kissama é um Parque Nacional de Angola e possui 9.600km² de extensão, apresenta uma grande diversidade de vegetação, que vai desde a mata tropical seca, com cactos e embondeiros, até florestas tropicais e savanas.


Daqui podemos avistar o maior e mais importante rio de Angola o Rio Kwanza.


A densa vegetação do parque é alimentada pelas águas do Kwanza.


Árvores de grande porte que metem respeito e se destacam na paisagem!


A Fundação Kissama desempenhou um importante papel na preservação do parque, entre 1999 até 2011, construindo uma longa vedação de forma a proteger os animais, com a extensão de 22 km de comprimento e 7 km de largura, e repovoando o parque com a introdução de novos animais oriundos da África do Sul e do Botswana.


Exemplo disso são os elefantes, cujo número de exemplares é hoje estimado em mais de cem, depois de terem sido introduzidos 32 animais provenientes do Botswana. O mesmo aconteceu com as girafas, em que os iniciais dois casais adquiridos na África do Sul se reproduziram para os actuais 27 exemplares.


A mesma ação levou ao aumento da população de avestruzes e gnus.


Contam os mais velhos que depois da ponte sobre o Kwanza, quem vai para as bandas do sul, a grande planície verde que parte dos dois lados da estrada era casa de elefantes..

A paisagem é imensa e pouca gente tem a noção de quanto espaço abarca.


A Estrada Nacional 100 atravessa esta área protegida, num caminho paralelo ao mar cheio de paisagens lindas.


Esta é sem dúvida terra de leões, leopardos, hipopótamos e hienas que caminham por entre os rios e planícies pantanosas, é necessário preservar, respeitar a vida e a natureza e dar-lhe de novo chance de vingar.


Essa pequena parcela costeira, com praias onde desovam tartarugas marinhas, é, no entanto, apenas uma ínfima parte dos 996 mil km2 do Parque Nacional.


Esta confluência de rio e mar, savana e planaltos transformam o Parque Kissama num caso único no contexto dos parques naturais africanos. Já esteve votado ao abandono durante a Guerra Civil, os animais foram dizimados.


Hoje aguardamos o seu crescimento merecido!






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page