top of page

Monte Kyaiktiyo a Pedra Sagrada

Desde Yangon fomos até ao famoso Monte Kyaiktiyo, onde está uma Pedra Sagrada para os birmaneses.


Pelo caminho encontramos peditórios para os monges...


e vamos observando na ânsia de tudo o que é diferente!


Esta noite dormimos no Eternity Resort na base do Templo da montanha. É um lugar tranquilo e a casinha onde dormimos era bacana. O pequeno almoço foi muito pobre.


Para visitarmos o Templo temos que andar cerca de uma hora num transporte local, que é uma camioneta de caixa aberta e cheiiinhaaaaa de gente até rebentar pelas costuras, quanto mais entrarem mais dinheiro eles recebem e não respeitam ninguém. Temos que esperar até encher e é uma gritaria para nos encavalitarmos uns em cima dos outros para caberem mais que nem lembra o Diabo!


O motorista parou a meio caminho e ficou a almoçar enquanto nós aguentávamos todos ao molho, um calor brutal e ninguém se atreve a reclamar senão fica ali à beira da estrada.


Depois de comer que nem um alarve numa banca de rua, uma massa com carne, sem nenhuma pressa, deu uns arrotos e escarrou para o chão e entrou novamente no “carro de transporte de gado”. E ainda deu uns dedos de conversa com um tipo que lhe arranjou um cigarro e depois lá seguiu com ar de gozo com a carneirada.


O desrespeito total, mas ao mesmo tempo uma piada incrível por estarmos no meio disto, perdidos sem saber o que dizer, a nossa carrinha estava cheia de monges tailandeses...


e acho que foi o que nos valeu para chegar lá acima à montanha com fé! A fé é que nos salva!


Quando lá chegamos acima ainda temos que caminhar bem até chegar ao Templo da Pedra Dourada "Golden Rock Pagoda", descalços claro no meio de uma autêntica lixeira, mas carregados de fé.


No meio de uma extrema pobreza quem reina é o espírito sagrado, a crença desmedida, nada parece sacrificar estas gentes.


No dia seguinte, visitámos Bago a antiga Capital Mon.


O Pagoda Shwemawdaw, Pagoda Shwethalyaung e o Mosteiro Kyaikakwine.




O caminho de regresso foi tranquilo dormitando aqui e ali... sentindo a carga de espiritualidade e sorrindo à diversidade!



Voltámos a Yangon e dormimos no fantástico Hotel G. Aqui sim voltaria sempre. Deveria haver hotéis destes em todos os lugares do mundo. Caro mas justificável o preço.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page