top of page

Luxemburgo sofisticado

Oficialmente Grão Ducado do Luxemburgo, (grão Duque é um título de nobreza que está abaixo do imperador, rei e príncipe), é um Estado soberano que fica na Europa Ocidental. Com uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas.

Uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, é o único grão-ducado ainda existente.


Tem uma economia altamente desenvolvida, a sua importância histórica e estratégica remonta aos tempos da sua fundação, como uma fortaleza romana, no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol enquanto a Espanha foi a principal potência europeia, influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.

Luxemburgo é um membro fundador da União Europeia, NATO, OCDE, Nações Unidas, Benelux e da União da Europa Ocidental, o que reflete o consenso político em favor da coesão económica, política e integração militar.

A Cidade de Luxemburgo, a capital e maior cidade, é sede de várias instituições e da União Europeia.


Luxemburgo está no ponto de encontro entre a Europa Românica e a Europa Germânica, empregando costumes de cada uma das diferentes tradições.

Trata-se de um país trilingue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais. Embora seja um Estado laico, a religião predominante no país é o Catolicismo.


O Centro Histórico de Luxemburgo é muito pequeno e é muito fácil de ser percorrido a pé!



Começamos a visita na Place de Bruxelles, andando em direção a Place de la Constituition, de onde já se pode ver a Ponte Adolphe.


A Ponte tem uma linda arquitetura, construída em formato de um arco, e é um símbolo nacional da independência do Luxemburgo. Construída entre 1900 e 1903, possui passagem para pedestres e está situada acima do Vallée de la Pétrusse, divide a cidade em Cidade Alta e Plateau Bourbon.


A Place de la Constituition é uma praça central e quando visitámos, encontrámos aqui um mercado, tendas, música, petiscos, deu para aproveitar para saborear algumas iguarias locais.

A praça pode ser reconhecida de longe pelo seu monumento, a Gëlle Fra ou Mulher de Ouro.


Monument du souvenir, um obelisco com uma escultura da deusa grega Nike que homenageia os mortos na 1ª guerra mundial e atualmente simboliza a liberdade e resistência do povo luxemburguês.


No topo do obelisco está a Mulher de Ouro, a estátua de bronze com uma mulher segurando uma coroa, representando como se a própria estivesse a colocá-la sobre a cabeça da nação.



Dali temos acesso ao Vallé de La Pétrusse, ao passearmos por esse lindo vale teremos uma nova visão de tudo o que vimos de cima.

Virando em direção ao centro histórico seguimos para a direita e a duas quadras está a Catedral de Notre Dame.



A Catedral possui características Renascentista e Barroca, estilos do período entre 1613 e 1621. A Catedral foi construída para servir como igreja do colégio jesuíta, que se situava ao lado, onde atualmente está a Biblioteca Nacional.



Passamos na Cité Judiciare, onde vale a pena apreciar a arquitectura e a vista que proporciona!


Seguimos para uma das regiões mais bonitas da Europa, o Chemin de la Corniche. Pela Rue Notre Dame na direção contrária a da Place de la Constitution até a altura do Museu de História do Luxemburgo.


De acordo com o escritor luxemburguês Batty Weber, esta é a mais bela varanda da Europa.


De facto este é um lugar lindo, onde dá um prazer enorme passear, avistando as casinhas que parecem desenhadas e enquadradas na perfeição. Cores que encantam, recantos que deslumbram.


Aproveitámos para descer até ao bairro Grund, a cidade baixa de Luxemburgo. É possível descer por uma ladeira e voltar por um elevador. O bairro é muito famoso entre moradores e turistas, pois é repleto de restaurantes e bares.



No final dessa rua, chegamos às Casamatas Bock, e temos uma vista de cima da Abadia de Niëmenster.


Casamat o Bock é o nome pelo qual é conhecido um promontório no nordeste da Cidade de Luxemburgo.



Oferecendo uma fortificação natural, com as suas falésias rochosas torre acima do Rio Alzette que o circunda por três lados. Sendo este o local onde o Conde Siegfried das Ardenas construiu o seu Castelo, fornecendo assim, a base do desenvolvimento que a cidade teria com o passar dos tempos.


No entanto, os primeiros túneis só foram construídos durante a dominação espanhola em 1644, eram 23Km de longos túneis subterrâneos que chegavam a 40m de profundidade e tinham instalações habitacionais como cozinhas, oficinas, padarias...

Daqui voltámos novamente ao Centro Histórico que é repleto de lojas de marca, bons restaurantes e confeitarias.


Andámos por todas as ruas, a cidade estava em festa.


Fomos até a Place D’Armes e depois para Place Guillaume II.


Lindos edifícios fazem justiça a um nível de vida que não é apenas aparente!


O Cercle Municipal, um lindo prédio que já foi utilizado para fins administrativo e político e hoje é sede para cerimónias e eventos.


E que tal provar o famoso Hot Chocolate Spoon na Chocolate House.


Poderia ser mais um chocolate quente comum, mas a dona do local, Nathalie Boon inovou criando uma experiência diferente: a tarefa árdua é escolher o sabor do chocolate!



O Palácio do Grão Ducado pela Rue de la Reine, é um prédio lindo. A seu lado fica a Câmara de Deputados.


No meio da praça existe uma escultura em homenagem a Grã-duquesa Charlotte (1896-1985), uma figura política muito venerada pela população.



Ela participou de momentos importantes da história do país, como a votação do referendo da nova constituição no ano de 1919.


No período da Segunda Guerra Mundial no seu exílio, teve um papel importante, sendo símbolo de unidade nacional durante o período de ocupação da Alemanha.


Dormimos num hotel fantástico Hotel Grey, super moderno e muito bem localizado.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page