Fazer Sku em Andorra
Andorra, oficialmente Principado de Andorra.
Como se diz em catalão: Principat d'Andorra.
É um pequeno país europeu localizado na cordilheira dos pirenéus, entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França.
Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por ser um paraíso fiscal, uma vez que não se pagam taxas de alfândega é o lugar ideal para fazer compras.
O principado é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão, embora represente apenas 0,22% do total de catalanófonos da Europa.
Andorra é o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marino, Mónaco e Vaticano.
A capital é a cidade de Andorra la Vella.
O principado de Andorra foi durante séculos um território essencialmente agrícola e de pastorícia, onde a prática da caça era frequente.
O primeiro soberano conhecido de Andorra foi um nobre catalão, o Conde de Urgel, que dominou a região no séc. IX, passando-a então para diocese de Urgel. No século XI, o Bispo de Urgel, na impossibilidade de governar Andorra sozinho, pediu então a um nobre catalão, o Senhor de Caboet, que defendesse a região. Um nobre francês, o Conde de Foix, herdou através de casamentos os encargos do catalão. O conde francês e o bispo, lutaram por Andorra, até que finalmente em 1278 encerraram as disputas através de um tratado que os tornava governantes conjuntos.
Andorra permaneceu sob controle do bispo de Urgel, excepto durante a Revolução Francesa, quando revolucionários declararam a independência do Reino.
Em 1806, os habitantes locais pediram a Napoleão Bonaparte que devolvesse ao território o estatuto de Principado.
Durante 700 anos, o Principado prestou vassalagem ao bispo de Urgel e ao Monarca francês. Mais tarde, com o regime de república em França, ao presidente.
Em Julho de 1991 foram estabelecidos laços formais com a Comunidade Europeia.
Em Maio de 1993 foi adotada uma nova Constituição, concedendo a independência ao país em todos os aspetos menos o da segurança externa, que continuou sob a responsabilidade da França e da Espanha.
Desde a década de 1950, Andorra tornou-se economicamente uma nação próspera, tendo chegado a ser declarada como o país com o maior crescimento económico do mundo, com um rendimento per capita superior ao japonês.
No Principado existem mais de 5000 lojas e 500 hotéis, a atividade turística é intensa e a banca vive uma situação estável e próspera.
Andorra é um mundo de montanhas escarpadas com uma altitude média de 1996m e a mais elevada, Coma Pedrosa, atinge 2946m.
As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y.
Andorra é o segundo país mais alto da Europa, depois da Suíça.
O clima de Andorra é temperado, mas a sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais fresco no verão. Felizmente muitos dias são repletos de Sol
Três ou quatro nevadas fortes caem todos os anos.
A cidade antiga é atravessada por uma rua no sentido Norte-Sul, aliás praticamente a única rua da cidade. No bairro central, uma rede de ruas estreitas conduz o visitante à igreja românica e à Casa de La Vall, séc. XVI, a sede do governo: a visita guiada permite descobrir a cozinha, o grande salão (pinturas murais do século XVI) de onde se tem acesso à Câmara do Conselho, onde se conservam os arquivos no armário «das sete chaves» (cada uma das sete paróquias de Andorra dispõe da sua).
Ficámos por aqui uns 6 dias, adoro esta paisagem e a agitação que se vive, nestes picos mágicos. Adoro o desafio que nos leva a desfrutar da natureza e do melhor que ela tem para nos oferecer.
Só que infelizmente odeio carregar o peso do material do Ski e caí trezentas mil vezes até conseguir fazer uma descida média tranquila e confesso que isto foi para aí ao terceiro dia!
Já nem sentia as pernas, o rabo, as costas de tanta queda, só o que me divertia eram as asneiras que conseguia dizer em escassos segundos antes de me imaginar a partir-me toda e a não me conseguir levantar mais!
Fiz mesmo muito Sku e não Ski! Lançando-me milhares de vezes nas descidas que nem uma louca e pimba batendo com o cu no chão tantas as vezes quanto me lancei!
Os filhotes aprenderam magicamente, parecia que voavam montanha abaixo, deslizando, cortando o vento....
Para subir a uma estação de esqui é necessário ir bem resguardado com roupa própria para nos protegermos do frio.
Alugar o equipamento para o desporto que queiramos praticar ou no meu caso, tentar!
De Andorra-A-Velha para La Massana são escassos minutos e depois apanhar o teleférico para Pal-Arinsal.
O sector que forma parte do complexo Vallnord.
A partir das 17H00 quando as estações de Ski fecham, as ruas de Andorra-A-Velha e os restaurantes enchem.
A Caldea é um Centro Termal Gigantesco onde é obrigatório ir e relaxar todos os massacrados muscúlos do corpinho.
Não esqueça de levar uma toalha do Hotel e chinelos senão tem que pagar à parte e não fica barato.
Além disso convém ir cedo pois a Caldea enche demasiado e anda-se por lá aos encontrões o que não é nada agradável.
Conseguem-se comprar passes de entrada com duração de tempo limitada, nos hotéis às vezes oferecem descontos.
Um espaço maravilhoso com águas termais a 32 graus.
Uma lagoa exterior liga à parte de dentro... águinha quente e nariz gelado cá fora.... tendo como cenário as montanhas cheinhas de neve!