top of page

São Luis do Maranhão e o tapete de Jambo-rosa

Carregada de cultura e história únicas, São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses.


Também sofreu a invasão dos holandeses, até virar colónia dos portugueses.


Nesta época também foi um dos Estados que mais recebeu escravos africanos.


No Centro Histórico de S. Luis encontramos a Catedral da Sé Nossa Senhora da Vitória.


A Matriz da Sé, inaugurada em 1699, em estilo neoclássico e altar-mor revestido de ouro.


Considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o Centro Histórico de São Luís abriga mais de quatro mil casarões infelizmente em muito mau estado de conservação.


São construções de séculos passados, período do apogeu económico da capital maranhense.




Dá para caminhar pelas ruas históricas e ir até ao Palácio dos Leões, atual sede do governo, e ao Palácio de La Ravardière, edifício da prefeitura.



A antiga e imponente fortaleza de São Luís erguida pelos franceses em 1612, hoje, é sede do governo do Maranhão, conta com uma linda mobília e lustres dos séc. XVIII e XIX.



Esta visita ao Palácio é digna de registo. Fomos muito bem recebidos e tivemos uma visita guiada bem interessante e gratuita.

É hora de olhar para estes lugares lindos e históricos a precisar de urgente recuperação.


Desejo que a criatividade e o gosto deste povo consigam elevar brevemente o padrão desta cidade.


Confesso que fiquei fascinada com o chão desenhado pelo jambo-rosa, cuja linda flor deixa um tapete esplendoroso pelas ruas...


Parece uma cidade pouco segura, não sentimos muita vontade de prolongar aqui a nossa estadia.


Comemos mal e a escolha era difícil pois não encontrámos nada de especial, ou com aspecto fantástico.



Estes lugares deixam-me uma certa tristeza, comparada a tantas cidades lindíssimas do Brasil que parecem desenhadas a pincel de tão cuidadosamente restauradas.

Dormimos na Pousada Portas da Amazónia que fica mesmo no centro histórico, mas que está num total estado de degradação. Imaginei o que se poderia fazer deste lugar que deverá ter sido lindo em tempos antigos, se houvesse a preocupação de cuidar, restaurar... No entanto, são muito simpáticos e atenciosos no atendimento.

São Luís do Maranhão contém o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal.


Vale a pena passear pela Rua Portugal, Rua do Giz e por aí fora.


A Rua de Portugal reúne o maior conjunto de casarões revestidos com azulejos coloniais.


Encontramos aqui a Casa do Nhozinho, e o mercado das Tulhas, com diversas lojinhas de artesanato e produtos regionais.


Numa espécie de casa da cultura podemos observar os vários tipos de espetáculos, as manifestações de dança, música e religiosidade exclusiva do Maranhão que foi reconhecida como Património Imaterial pela UNESCO em 2011.

De raízes africanas, a roda de Tambor de Crioula é composta pelos tocadores e coureiras – as dançarinas.

Saias rodadas, estampas alegres e colares bem coloridos e divertidos compõe a vestimenta. O ritmo incessante vem de vários tipos de tambores, produzidos pelos mestres, que também cantam e tocam. A imagem de São Benedito, o Santo Preto, costuma estar presente nas rodas, criadas em sua homenagem.

O Bumba meu-boi é uma das festas folclóricas mais importantes do Brasil. A dança gira em torno de um conto sobre um boi que ressuscita. Pode ser visto nos meses de Junho e Julho no São João, entre outras festas.


O Reggae é uma espécie de Jamaica brasileira, São Luís é conhecida como a capital do reggae por ser responsável pela introdução do ritmo musical no país. Foi trazido nos anos 70, graças à comunicação do estado com o Caribe.

Uma curiosidade é que no Maranhão, o reggae é dançado a dois. Sem dúvida uma das maneiras de retratar a sensualidade da música de origem caribenha.


No mercado das Tulhas vende-se produtos regionais, cachaça, camarão cozido, legumes, frutas... e até artesanato.


As praias de São Luís são quase todas impróprias para banho. De acordo com a geografia singular e localização próxima a Linha do Equador, as marés no Maranhão váriam com mais frequência, mudando de seis em seis horas. É uma das maiores variações do mundo, pois normalmente a maré muda de 12 em 12 horas.


Um bom local para observar o mar é no Espigão Costeiro, um dos pontos turísticos mais importantes. O calçadão é palco de eventos, além do famoso letreiro “Ilha do Amor”. De lá, dá pra observar o oceano, que se encontra com o rio, e por isso adquire coloração mais escura.


Em São Luís que foi escrita e editada a primeira gramática do Brasil. Diz-se que é o Estado brasileiro onde o português é falado de forma mais correta.








Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page