top of page

Chimi Lhakhang as cores da Fertilidade

Almoçámos num lugar pacato...


A próxima paragem foi ao pé das montanhas do Himalaia próximo a Lobesa no Vale de Punaskha, onde se encontra um antigo mosteiro budista chamado Chimi Lhakhang que significa: Templo do Divino Louco, um templo dedicado à fertilidade e ao “falo sagrado”.



A sua construção foi dedicada ao Lama Drukpa Kuenley, que usava o humor, músicas e dramaturgia para ministrar os seus ensinamentos e por isso ficou conhecido como “ Homem divino louco".

O acesso ao Templo dá-se por uma caminhada de cerca de 20 minutos pelos campos de arroz...


e pelo pequeno povoado de Pana.



Muitos casais fazem aqui orações para serem abençoados com a graça de um filho.



O Lama Drukpa Kuenly viveu no Butão no séc. XVI. Contam que ele lançou a flecha da sabedoria da sua terra natal, o Tibete, em direção ao local para onde levaria os seus ensinamentos.


O destino foi o Butão onde tinha a intenção de quebrar as convenções sociais da época e encorajar os trabalhadores a estudar o budismo com uma mente aberta.



Empregava uma linguagem obscena, bebia muito e usava um forte apelo sexual para difundir as suas crenças.


Apesar destes métodos bem pouco convencionais ele é considerado um dos grandes mestres budistas do país. Prova disso é que os seus preceitos são citados e seguidos ainda hoje.



Drukpa via em algumas mulheres sinais das dakinis (a emanação feminina de Buda), e iluminava as mulheres através do sexo e assim se liberavam, transformando-as num corpo de luz.



Acredita-se que o Lama budista fez sexo com 5 mil mulheres e trocava ensinamentos em troca de vinho, e por incrível que pareça, conquistou a simpatia da população.


Uma frase atribuída ao Divino Louco era: "O melhor vinho está no fundo do balde, e a felicidade fica abaixo do umbigo".



Há séculos que o Butão celebra o órgão sexual masculino e por todo o país se pode encontrar pénis eretos e muitos deles ejaculando, pintados nas paredes das casas, em placas ou esculpidos em madeira para atrair boa sorte e afastar os espíritos malignos.



Também são usados em colares e instalados em celeiros e nos campos para actuar como uma espécie de espantalho, bem como, vendidos aos turistas em todos os tamanhos e cores.


Uma placa de “boas vindas” esculpida na forma de um pénis convida os visitantes a explorarem o mosteiro e Yowakha.



Na Vila, com uma população de 2.700 habitantes, adjacente ao templo, todos os anos se realiza o festival tsechu, em comemoração ao órgão genital masculino, e os tsaras (palhaços mascarados) estão vestidos com roupas com pénis pintados nos tecidos e dançam segurando um falo de madeira nas mãos.


Um pénis de madeira também é usado num ritual interessante realizado como parte das cerimónias para abençoar uma nova casa. Cestos de falos de madeira são colocados nos quatro cantos do beiral da casa e um dentro da casa. O proprietário da residência solicita que algumas pessoas o ajudem a levantar a cesta até o telhado. No processo, os homens e as mulheres cantam e recebem uma bebida alcoólica do proprietário, em sinal de agradecimento.


O Templo da Fertilidade é cercado por rodas de oração. Atualmente, é visitado por muitos peregrinos em busca de benção divina para receber a graça da concepção e para garantir a proteção de seus filhos.


A maior parte dos visitantes são casais jovens e mulheres com os filhos recém nascidos nos braços.


Para nós fica a diferença e a graça de ver uma forma original de expôr a virilidade sem receios.


Por todo o lado se vêm os desenhos, pintados das mais diversas cores e a vida continua com a mesma simplicidade e sem qualquer demonstração de atrevimento, ditando a verdadeira razão da existência de um pénis que se preze.


Seguimos para o Sul de Punakha, Wangdue Phodrang, também conhecido como Wangdue, a última cidade do Oeste na estrada antes de entrar no Butão central.


É uma cidade movimentada com uma bonita vista do vale e do Dzong.


O segundo maior distrito do Butão tem uma população de aproximadamente 28.000 habitantes e está localizado a uma altitude de 4.300 pés. A pequena cidade é popular pelos contos da cultura xamã. Os alcances mais altos do vale fornecem pastagens ricas para o gado.


O distrito também é conhecido pelo seu trabalho de bambu fino e as esculturas de ardósia.


Wangdue desempenhou um papel crítico na unificação dos distritos Ocidental, Central e Sul no séc. XVII .


Caminhamos até Limukha


Daí fomos até à famosa ponte suspensa.


Um passeio imperdível: debruçada sobre o leito do rio, oferece uma aventura inesquecível com o balanço do vento sobre um vale totalmente aberto. Vai dar a um pequeno Mosteiro..







Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page