top of page

Santa Cruz de La Sierra y de Los "Cambas"

As cidades principais da Bolívia são Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba , Sucre e La Paz.


Dia 11 de Maio voámos para Santa Cruz de La Sierra via Madrid. Até Madrid fomos na Tap Air Portugal e daí seguimos na Air Europa.



Chegámos dia 12 a Santa Cruz.


Os bolivianos dividem o país em Ocidente e Oriente.



Quem é do Ocidente, é colla e quem é do Oriente, é camba.


No Ocidente, encontramos a maior cidade é a capital, La Paz.


No Oriente está Santa Cruz de La Sierra.



Ficámos esta noite no Senses Boutique Hotel, muito agradável e situa-se na melhor zona para quem quer conhecer a cidade.

O Hotel é muito elegante, o atendimento é excelente, adorámos ficar aqui.


Uma das saídas já dava para a Praça da Catedral:

É uma cidade plana e visita-se muito tranquilamente.




Apesar de ser uma cidade antiga, fundada em 1561, é a cidade boliviana mais moderna, também porque é a cidade mais rica do país, considerada o motor financeiro.


Com 1,7 milhões de habitantes, Santa Cruz tem uma população multicultural, com menos indígenas do que as demais cidades da Bolívia.




Situada na parte oriental do país, Santa Cruz é a segunda maior cidade da Bolívia.


A presença indígena sente-se a cada esquina mas não tão marcante quanto em La Paz, aqui de uma forma mais sofisticada, menos tradicional.

As terras baixas: A somente 416 metros sobre o nível do mar, Santa Cruz não corresponde verdadeiramente à ideia que se tem da Bolívia – país das altas planícies e da cordilheira dos Andes com seus topos gigantes...


A região de Santa Cruz goza de um clima privilegiado.

Esta é a Bolívia quente e húmida, com sabor tropical característico.



O aeroporto internacional de Santa Cruz é Viru-Viru, é a porta de acesso privilegiada no país, na medida em que desta forma, podemos subir gradualmente a altitude, o que normalmente representa um enorme choque para quem não está habituado.


A cidade de Santa Cruz de la Sierra é construída em anéis a partir da Plaza 24 de Septiembre, a praça principal da cidade. Com os anéis e as vias radiais, é possível orientarmo-nos com facilidade. Muitas ruas não tem nome, apenas números.


Neste povo de Santa Cruz sente-se a arte de bem viver, são tranquilos, bem dispostos.

Um pouco mais fora da cidade, gostaríamos de ter visitado a imponente fortaleza pré colombiana de Samaipata , que foi por muito tempo o lugar mais avançado do império Inca, mas o tempo marca as opções.


Queríamos muito ir ao Parque Nacional Amboró onde a floresta espessa abriga rios cristalinos e cascatas encantadas.


Seguramente voltarei um dia para visitar o Pantanal boliviano.


A cidade é plana e o casco viejo é todo em paralelas


Visitamos a Catedral Basilica de San Lorenzo, com uma arquitetura que se destaca facilmente entre outros prédios, é a construção mais bonita da cidade.

Visitámos o seu museu de arte sacra e subimos a uma das torres da igreja para ver Santa Cruz de la Sierra do alto.




A Plaza 24 de Septiembre reúne vários pontos de visita turística: a Basílica Menor de San Lorenzo (Catedral), o Museu de Arte Sacra, o Museu de História Nacional, o Club Social 24 de Septiembre, a Casa Municipal de la Cultura, a Casa del Gobierno Autónomo Departamental, a Casa de Gobierno Autónomo Municipal entre outros.



Ainda no Centro Histórico se encontram várias outras igrejas como Iglesia La Merced, Iglesia San Andres, Iglesia San Francisco e Iglesia Jesus Nazareno.



E outros museus, como Museu Science Corner e o Museu de Arte Contemporânea. O lugar onde esteve o Papa Francisco quando esteve lá e que se mantém intacto.


Campo de Arte, onde mulheres nativas de diferentes comunidades expõem o seu artesanato - Centro de investigação de artesanato local


O Mercado Mutualista - visitar este mercado é uma boa oportunidade de conhecer de perto as pessoas e a cultura local. Com diversos produtos como temperos, legumes e frutas típicas.

Percorremos muitas e muitas ruas da cidade, simplesmente vigiando os hábitos das pessoas, observando os seus costumes e escutando os seus dizeres... espreitando o comércio local, uma coisa que adoramos fazer.... andar por aí.


E há rostos e momentos que nos marcam sim!

Jardim zoológico, um dos mais completos da América do Sul, a “Cica”.


A minha passarada!

Com o objetivo de ser um centro de educação ambiental e conscientização da população sobre a importância de preservar o ambiente, abriga e cuida de animais que foram vítimas de maus-tratos.


Como tivemos algum tempo livre acabámos por ir visitar e passámos uma tarde agradável, mas confesso que não achei nada de excepcional.


Mas como adoro animais fico sempre um pouco revoltada de os ver atrás das grades...

Parque “El Arenal” com os muros pintados por Lorgio Vaca, um artista local.


Este parque é o resultado da urbanização de um antigo lago que existia aqui. Apesar de pouco arborizado, é um ponto de encontro e de descanso dos moradores e trabalhadores da região.




No dia 23 voámos para Santa Cruz de novo.


Passeámos descontraídos e...


Claro que voltámos à Praça central da Catedral...


Almoçámos no restaurante Aljibe tem uma decoração diferente, a comida é típica mas não adorámos. Nada nos pareceu fresco, apenas aquecido e requentado.


Adoro este tipo de decoração por isso não me arrependo nada de lá termos ido.


Imperdível para quem gosta de carne é o El Arriero fomos e repetimos, óptimos vinhos. Se voltar, não tenho dúvidas em comer aqui.



Esta noite ficamos no Hotel Senses Centro, apesar de ser mais barato que os hotéis boutique é de 5 estrelas e também muito bem localizado.


Nos dias 24 e 25 visitámos o deslumbrante Parque Nacional Amboró, refúgio dos Vulcões, este é um lugar privilegiado pela natureza.


Na última noite em Santa Cruz experimentámos o Hotel Cosmopolitano Boutique que adorámos, pelo tratamento, ambiente super fashion, tranquilo.


Regressámos a casa dia 26, mais uma vez via Madrid e chegámos no dia 27.



Hasta siempre Bolívia











Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page