Araial do Cabo é Surreal!
Sim Arraial do Cabo é Surreal de tão bonito. Tem a fama de ser o Caribe Brasileiro.
E justiça lhe seja feita, as praias são lindas.
Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja descansar. É difícil não querer voltar. Fica a uma curta distância do Rio de Janeiro, pode fazer-se num passeio de um dia.
Mas claro que depois desse dia queremos arranjar uma semana para passar lá umas férias!
O mar de Arraial é muito especial pois nesta região, dá-se o fenómeno da ressurgência, que traz para a superfície, águas profundas ricas em vida marinha. Sendo que a fartura é aproveitada por todos... até os mais gulosos.
Esta fartura de alimento transforma Arraial numa dos melhores pontos de mergulho do Brasil.
As suas águas são límpidas e claras e cheias de vida.
Arraial é uma cidade jovem cuja história data do início do séc. XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.
Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde antes viviam índios tamoios .
No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédio ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio.
O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506.
Com apenas 160 km² de área é ideal para quem deseja ficar por ali mesmo.
As praias são muito próximas e, com um pouco de disposição, é possível percorrer quase todas a pé.
E essa é a maior vantagem de Arraial.
Sem precisar de percorrer trilhas perigosas, fazer passeios caríssimos ou alugar lanchas para visitar os pequenos paraísos. Até mesmo a Praia do Farol, com excepção na facilidade de acesso, não necessita de um grande investimento.
Arraial do Cabo oferece oito praias principais para os visitantes.
Algumas grandes, outras muito pequeninas, que costumam até desaparecer na maré alta, como a praia que pode ser visitada a partir da Trilha da Graçainha, no canto direito da Prainha.
Há praias para todos os estilos, por isso passando uns dias por lá, podemos até escolher a nossa praia!
Aquela que nos fizer mais felizes.
Praia com ondas, praia cheia de gente, praia que parece uma piscina, praia paraíso sem ninguém... deserta... só para nós, praia para mergulho para quem quiser por exemplo fazer um baptismo, praia com mirante e vistas espectaculares, praia pequenina e praia de areal extenso.
Todas elas paradisíacas.
Sem dúvida a grande estrela da cidade é a Praia do Farol, cuja paisagem é quase intocada.
A limitação de acesso torna a Praia do Farol ainda mais desejada. Apenas é permitido permanecer na praia 45 minutos.
Esta é a única praia de Arraial onde apenas se tem acesso por barco.
As praias são guardadas pela própria Marinha do Brasil fazendo respeitar regras básicas mas difíceis de fazer cumprir, tais como, não se pode levar NADA para a praia, tipo protector solar, lixo, comida....
Próximas da praia do Farol, mas do lado terra, estão duas pequenas praias conhecidas como "As Prainhas". Juntam-se na maré baixa, desenhando uma única porção de areia.
O trajeto de carro, pelo alto do Pontal do Atalaia, leva à longa escadaria que dá acesso às Prainhas.
A paisagem é uma das mais belas de Arraial.
Além do trajecto de carro, também é possível chegar às Prainhas a pé ou de barco, a partir da Praia dos Anjos.
Também entre os mais belos cartões postais de Arraial, a Praia do Forno tem acesso por trilha ou barco. A subida é um pouco difícil mas dá para ir parando e fotografando a paisagem. A enseada, sempre com diferentes cores de mar, é cercada de muito verde.
Para quem gosta de praias com infraestrutura, as melhores são a Praia Grande e a Prainha. Com vários quiosques e restaurantes.
A Prainha tem água calma enquanto que a Praia Grande, por ser em mar aberto, é a preferida dos surfistas. O mar oferece muitas ondas, mas a água é bastante fria, embora a compensação seja o pôr do Sol que dizem ser maravilhoso!
Um pouco mais afastada do centro fica a Praia do Pontal é o final da faixa de areia que tem início na Praia do Forte, em Cabo Frio. O acesso faz-se pela estrada que leva a Arraial do Cabo e é necessário percorrer um pequeno trecho em pista de terra.
A praia é tranquila, o mar é calmo e um pouco mais frio que em outras praias de Arraial.
Para quem deseja isolamento total, a melhor opção é a Praia Brava. Mas para chegar até lá é necessário fazer uma trilha íngreme. O mar é bastante agitado e a praia tem uma pequena faixa de areia.
Arraial do Cabo é conhecida por ter dias quentes e solarengos.
E para ver um belíssimo pôr do sol, um dia irei subir ao Pontal do Atalaia.
Mesmo lá do topo do morro ... e prometo partilhar as fotos!
Além do roteiro clássico para a Praia do Farol, é possível fazer o trajecto entre a Praia dos Anjos e a Praia do Forno ou Prainhas do Pontal do Atalaia de barco, direto e usando o barco como um meio de transporte.
Assim evitamos a pequena trilha da Praia do Forno e a super escadaria das Prainhas.
Nós fizemos um lindo passeio de barco que nos levou a estas praias e ainda passámos no rochedo do King Kong...
E na Gruta Azul.. e imagem de Nossa Senhora!
Mas para a próxima quero ficar... e ficar...
May God bless those wonderful places!