top of page

Botsuana.. apaixonada por África

Iniciámos a nossa viagem pela vizinha Zâmbia nas Cataratas Vitória, onde o Rio Zambeze, que possui 1,5 Km de extensão, cai 104 metros sobre uma cordilheira de basalto negro.



Botswana é um país com população ainda menor que a da Namíbia. O país tem desenvolvido um tipo de turismo exclusivo, com lodges caríssimos mas que estão ao nível do nosso SONHO.



Já no Botsuana começámos pelo Chobe Game Lodge.


O Chobe National Park é um daqueles lugares onde todos deveriam ir antes de morrer, fica muito próximo de outros três países africanos: a Namíbia, a Zâmbia e o Zimbabwe.

São oportunidades de observar a Vida Selvagem de muito perto, de sentir o coração cheio de emoção.


Afinal nós mães somos todas iguaizinhas!!

O mais antigo parque nacional do Bostuana com 11,700 km². A cidade de Kasane é a sua porta de entrada.


Podem ser encontrados os Big 5 ou seja, os 5 grandes e famosos: elefante, leão, leopardo, rinoceronte e búfalo.

Possui aproximadamente 71 mil elefantes, o que é incrível comparado com números de outros parques africanos! E são bichos mesmo grandes, são elefantes do Kalahari, os maiores em tamanho de todas as populações de elefantes conhecidas.


Até os bébés são grandes e roliços.



O parque tem muitos tipos de pássaros, cerca de 450 espécies.


Inúmeros antílopes. E além de uma infinidade de animais, claro os hipopótamos. Observá-los de tão perto é uma sensação indescritível: a brincar, a comer flores... a ensinar os bébés...



O charme destes Lodges é qualquer coisa de extraordinário, a forma como nos mimam e cuidam, vai além da imaginação do Ser comum!


1131

Uma coisa interessante é que nos lavam a roupa todos os dias, sendo um serviço que está incluido na diária, não temos que nos preocupar com nada.


Chegamos muito sujinhos dos Safaris, cheios de pó vermelho de bater estrada, suados, mas felizes, excitados para contar como foi o dia aos que foram noutros jipes!


Partilhamos as aventuras, no geral, durante o jantar, à fogueira, rindo, cantando, contando histórias, experiências, mostrando fotos.... O tempo é utilizando na sua plenitude a desfrutar de cada som, de cada sabor, de cada toque, de tudo o que nos é possível observar... não desperdiçar tempo a fazer e refazer malas é Top!


No meu caso não gasto muito tempo nisso pois levo pouca coisa, normalmente o que levo são coisas que já nem quero usar mais e que vou deixando aqui e ali... mas as roupas de Safari normalmente são para voltar.


Sentia-me muito bem despindo a roupa para um cesto de verga forrado de um pano bordado a preceito... e depois do jantar lá estava tudo prontinho a vestir no dia seguinte.... que delícia!


Entre os Lodges deslocamo-nos em aviões de Safari.... os Safari Links são fantásticos, levam meia dúzia de pessoas, voam baixinho, dá para ver de cima a bicharada.... paisagens deslumbrantes... e poupam-nos muito tempo de viagem!!


Nos Safari camps, o isolamento é absoluto. A única forma de acesso são os pequenos aviões turbo-hélice. Pela via terrestre, as estradas podem exigir dias, ou semanas, para chegar ao destino.



As distâncias são grandes e terrenos os muito alagados..



Aterram em pequenas pistas onde por vezes, é necessário estar alguém a afastar os animais para que o avião possa aterrar em segurança!



Depois voámos para o Delta do Okavango e ficámos no Camp Okavango.



Em cada um destes lugares aconselho a ficarem pelo menos 2 ou 3 noites.



O Delta do Okavango é a principal atração turística do Botswana aqui os Safaris que fizemos foram a pé e os passeios de mokoro pelos braços do Delta.



Ambos me deixam emocionada, quase sem palavras para descrever os momentos que vivemos.



O Safari a pé é uma experiência única... e sim as pernas tremem ao ouvir o rugido do leão, e sim o coração bate muito perto da boca quando a elefanta mãe decide virar e enfrentar-nos e temos que nos esconder no capim e deixá-la decidir se podemos continuar em frente ou se nos vai simplesmente dar um chuto com aquela patinha fôfa e levezinha capaz de nos desfazer num segundo.



Na água sim também não há disfarces para o susto que é ser perseguido por um hipopótamo, mesmo com um barco que tem motor... e engolir alguns mosquitos pelo caminho e levar umas chapadas de papiros que formam uma paisagem de uma beleza estonteante.



Viajar de mokoro, uma canoa navegada por um longo mastro, através de densas moitas de papiro assume uma outra dimensão, uma tranquilidade...



Talvez o Jesus bird consiga explicar como um pássaro lindo consegue caminhar nestas águas, será mesmo um milagre.... um milagre da natureza que desenha milhares de nenúfares...


um autêntico quadro!



Porque a despedida de África é tão difícil e as saudades são sempre muitas, seguimos para Moremi e ficámos divinalmente instalados no Xacanaxa Camp.



Perdoem-me este sentimento de felicidade estranha e o privilégio de poder partilhar convosco e vos deixar uma vontade enorme de viajar, é isto que sinto....






... é um desafio que vos deixo.... não fiquem à espera de um dia....



Um dia vou fazer um Safari e ficar numa tenda de luxo e deleitar-me com a natureza em meu redor, e deslocar-me num aviãozinho de "papel" ao sabor dos meus desejos.....




HOJE É O DIA!















Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTACTOS

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2017 Tiago Candeias.  Todos os direitos reservados.

bottom of page