Flores e os Dragões de Komodo

A Ilha das Flores deve o seu nome aos colonos Portugueses que por lá passaram no séc. XVI.

Campos de arroz, lagos, vulcões e praias paradisíacas.

O voo para a Ilha das Flores foi caro porque optámos por tirar bilhetes em cima da hora e já não havia tarifas baixo custo.

Ficámos no Danke lodge em Labuan Bajo 600 mil rupias, duas noites.

Era um lugar muito simples mesmo, mas os donos eram amáveis e levavam-nos para todo o lado, desde a nossa chegada ao aeroporto, ida à cidade, ida ao passeio de barco, ida à praia...

Teria ficado nesta Ilha pelo menos mais 2 dias inteiros e aproveitar mais passeios, mas o tempo foge e o dinheiro também não abunda!

Confesso, no entanto, se tivesse ficado mais tempo preferia a cidade, se assim se pode chamar, para estarmos mais próximo de tudo!

Vou deixando aqui alguns valores das despesas que fizemos para que possam ter uma ideia de quanto se gasta. Almoço 160 mil rupias, num restaurante com uma decoração muito Hippie que era "a minha cara"...

Mas da comida, além do tempo de espera, não gostámos.

Passámos a tarde no Sylvia Beach, um hotel que tinha uma praia bonita onde regressámos na última manhã para relaxar.

Eles cobravam 400 mil rupias apenas para usufruir da praia do Hotel, mas com esse valor podíamos consumir no bar/restaurante.

É preciso ver que pagávamos mais para usufruir da praia do que por uma noite no nosso "lodge".

No último dia consegui um desconto, uma vez que a comida se revelou de péssima qualidade, não tínhamos interesse nenhum em consumir.

Compensava a praia e o pôr-do-Sol claro!

Fizemos o passeio de um dia inteiro a Padar, komodo Island and Dragons, Pink Beach e Manta Point... 900 mil mais 600 mil rupias de taxas.

Foi simplesmente maravilhoso.

A única coisa para esquecer mesmo... foi a lunch box que era uma miséria do mais deplorável que já vi. Nem uma peça de fruta!

Atenção que os passeios têm que ser muito negociados, convém saber no Hotel por quanto está o preço em média.

Padar...

Lá em cima apetece ficar até não poder mais!

É lindo de morrer, não tem explicação...

Se pudesse tinha parado o tempo!

Dizem que a vista dos picos da ilha de Padar é a mais bonita da Indonésia.

Subir até ao topo e avistar a panorâmica da incrível beleza natural do Parque Nacional de Komodo é um must.

A caminho da Praia Cor de Rosa..

A mundialmente famosa Pink Beach é imperdível para qualquer visitante do Parque Nacional de Komodo.

Com areia macia e rosa, ondas cristalinas e pontos de mergulho incríveis.

A nossa gloriosa chegada ao paraísoooo...

Um dos lugares mais belos em que já estive na Vida!

A Ilha de Komodo é conhecida por ser o Habitat dos famosos Dragões de Komodo.

Património mundial da UNESCO e uma reserva do homem e do programa da biosfera, a Ilha de Komodo é um lugar notável.

Lar de menos de 2.000 pessoas e impressionantes 2.500 dragões de Komodo.

Dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra é uma espécie de lagarto que vive nestas Ilhas.

Parecem criaturas míticas, mas na verdade eles são apenas lagartos gigantes!

Podem medir mais de 3 metros de comprimento e pesar até 100 quilos.

O seu ataque pode ser fatal.

Podem encontrar uma presa a Kms de distância. Eles têm a língua bifurcada, tal como as cobras, que usam para detectar a presa pelo cheiro.

Isso permite ao réptil identificar os sabores antes de matar a presa.

O método de ataque preferido de um Dragão é escondendo-se nos arbustos para depois apanhar as presas, que são geralmente cervos, porcos selvagens ou búfalos.

Os Dragões de Komodo adultos são canibais, ou seja, eles comem as suas próprias espécies. Na verdade, 10% de sua dieta é feita de Dragões de Komodo recém-nascidos.

Eles podem comer presas que pesam 80% de seu próprio peso. Ao contrário de outros animais, eles também comem os ossos e cascos.

Eles já mataram humanos.

O ataque mais recente foi em 2017, na Indonésia, e envolveu um turista que se aproximou muito de um grupo de Dragões de Komodo enquanto estes comiam.

É conhecido por ser um exímio nadador e corredor, pela sua robustez e habilidade a caçar.

Capaz de derrubar animais tão grandes como búfalos, com pouca dificuldade.

Porém, novos estudos mostram que o maior lagarto do mundo tem uma mordedura menos poderosa do que um gato doméstico.

Na captura de um presa, o Dragão morde, mas apesar de não ser forte a dentada envolve veneno, força bruta, dentes afiados e uma técnica que funciona como um "abre latas".

Injecta uma dose de veneno que causa paralisia, perda extrema de sangue, levando à morte da vitima.

A expectativa de vida destes animais é de aproximadamente cinquenta anos, embora a maioria dos filhotes não atinja a idade adulta.

Os ovos são depositados em buracos no chão, eclodindo pouco mais de um mês depois. As crias costumam passar os primeiros anos de vida no topo de árvores, como uma estratégia de evitar os predadores. Recentemente, descobriu-se que fêmeas do Komodo também se podem reproduzir por partenogênese, quer dizer, sem a necessidade de serem fecundadas por um macho.

Visitamos o Komodo Park... fizemos um chamado Safari em busca dos Dragões... mas o que senti foi que aquilo está feito na perfeição para vermos meia dúzia deles ali plantados.

No entanto, estar aqui foi um privilégio, uma vez que esta zona vai ficar fechada ao turismo por uns tempos, sendo que, afirmam terem sido roubados dragões.

Além disso disseram-nos que tivemos imensa sorte em ver tantos dragões!

Manta Point... amei este lugar.

No meio do mar... o barco silencia e os nossos "guias" começam a dizer: procurem as Mantas...

E sem mais nem menos elas surgem... assim do nada!!

A coragem de saltar para a água, foi o entusiasmo do grupo a "empurrar"... a empolgante sensação do que iria ganhar neste momento único...

A noção do que seria difícil aceitar a ideia de não ter pulado e ter perdido esta benção!!

E fui e adorei e elas são lindas e tão curiosas.

Já de regresso ao porto, acabámos por jantar umas lulas picantes magníficas que repetimos gulosamente (330 mil rupias).

E claro uma cerveja geladinha...

O nosso voo estava marcado para a manhã seguinte mas recebi um mail a dizer que tinha sido adiado para a tarde...

Assim passamos a manhã na praia a desfrutar destas águas cristalinas...